A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou o prazo para o resgate de pessoas com idade entre 15 e 19 anos não vacinadas contra o Papilomavírus Humano (HPV) na capital. Os jovens que não receberam nenhuma dose do imunizante e que tinham até o dia 31 de dezembro para garantir a vacinação agora contam com mais uma oportunidade de se proteger contra a doença.

O esquema vacinal contra o HPV é composto por dose única, e a vacina já fazia parte do calendário vacinal de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Para garantir a cobertura dos jovens com idade entre 15 e 19 anos, 11 meses e 29 dias de idade que não haviam se imunizado, o Ministério da Saúde autorizou os municípios a ampliarem temporariamente a vacinação até o primeiro semestre de 2026.

“A prorrogação, que chamamos de resgate, é voltada para o público que passou pela faixa etária de 9 a 14 anos e não teve oportunidade de se vacinar. Fica o convite para que esse jovem, que muitas vezes não sabe que tem direito à vacinação, procure uma unidade de saúde e se proteja contra o HPV”, orienta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis.

Veruska reforça que, além do público até 19 anos, é fundamental que crianças e adolescentes de 9 a 14 anos também recebam o imunizante. “A vacinação é especialmente importante nessa faixa etária, pois garante uma resposta imunológica mais eficaz antes do início da vida sexual, principalmente entre crianças menores de 10 anos, que apresentam a menor cobertura vacinal, com apenas 61% das meninas e 48% dos meninos imunizados”, explica.

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e uma das principais causas associadas a diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus e boca. A vacina contra o HPV é quadrivalente e protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 — estes dois últimos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer de colo do útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV.

Devem se vacinar também pessoas que integram grupos prioritários, como portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR); pessoas entre 15 e 45 anos que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); pessoas imunocompetentes; indivíduos de 9 a 45 anos que vivem com HIV ou Aids; pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual.

A vacinação contra o HPV está disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O imunizante também pode ser encontrado nos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping (de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h), além da SESI Clínica Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

© 2025. Cotidiano Digital. Desenvolvido por É Noiz Ideias.