O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou, no site da autarquia neste sábado (20), a lista dos 120 nomes selecionados para participar do treinamento gratuito destinado a motociclistas que operam por aplicativo. A capacitação acontece durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com aula inaugural programada para a próxima segunda-feira (22), no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), situada na Zona Norte da capital.

A coordenação pedagógica da Escola Pública de Trânsito do Detran/RN (EPT/RN), informou que, a partir da 15h deste sábado, os candidatos selecionados receberão a informação do deferimento das inscrições via contato de WhatsApp, no entanto, a lista completa já pode ser acessada no site do Detran/RN (www.detran.rn.gov.br), clicando no banner principal sobre o treinamento para motociclista por aplicativo.

Entre os selecionados estão inseridos 12 motociclistas suplentes, sendo seis para às instruções na Zona Norte e outros seis para as que ocorrem na Zona Oeste. Os suplentes podem ser efetivados no treinamento em situações em que o selecionado na lista principal desistir ou não cumprir com a carga horário obrigatória.

Já na próxima terça-feira (23), será divulgada uma nova relação de motociclistas que devem participar do treinamento nas fases seguintes do processo. No total, serão contemplados 600 motociclistas divididos em cinco fases com 120 participantes em cada uma.

Além do treinamento gratuito, os participantes recebem um kit de proteção individual contendo capacete, colete reflexivo, manguitos e luvas. É importante lembrar que para ter direito ao kit de segurança o motociclista por aplicativo deve cumprir com êxito todas as horas aula da capacitação, composta de instruções teóricas e práticas.

De acordo com pedagoga da EPT/RN, Evanuzia Lucena, será ainda divulgada uma relação completa com todos os inscritos informando sobre aqueles que tiveram seu pleito indeferido. Nesses casos, será disponibilizada uma nova oportunidade de inscrição para esse público, devendo ajustar a pendência para ter sua inscrição validada.

“É indispensável observar os principais requisitos de identificação, em especial quanto à CNH válida na categoria A e a declaração de vínculo com aplicativo de transporte de passageiros ou entrega, que poderá ser apresentada por meio de print do aplicativo, desde que contenha claramente o nome do inscrito e a comprovação do vínculo”, explicou Evanuzia.

O treinamento conta com 10h de atividades, sendo 6h teóricas e 4h práticas. Cada turma terá até 60 participantes, com opções de horários pela manhã (8h às 11h30) e à tarde (14h às 17h).

A qualificação será desenvolvida na Zona Norte, com aulas teóricas no prédio da Universidade do Estadual do Rio Grande do Norte, e a prática na Pista da Potiguar Honda. Já na Zona Oeste, as instruções teóricas acontecem na Unidade da Samu Natal e a prática na Pista de Exame Prático do Detran/RN, na Cidade da Esperança.

© 2025. Cotidiano Digital. Desenvolvido por É Noiz Ideias.