O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), promoverá uma ação especial do projeto “Todo Voto Importa”, em parceria com o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN).
A iniciativa integra o esforço nacional desenvolvido em conjunto pelos Tribunais Regionais Eleitorais da Região Nordeste e pelo TRE do Pará (TRE-PA), alinhado à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca ampliar e qualificar o cadastro de eleitores e eleitoras com deficiência, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Para dar maior visibilidade ao projeto, definiu-se um “Dia D” para que todos os Tribunais envolvidos realizem atendimentos itinerantes voltados para o seu público-alvo. A data escolhida foi 22/09. Considerando a relevância do tema, o Alzira Inova entrou em contato com o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN), resultando em parceria para que os atendimentos, no âmbito deste Regional, sejam realizados nos dias 22 e 23/09, das 08h às 13h, na sede do referido Instituto, que fica localizado no seguinte endereço: Rua Fonseca e Silva, 1113 – Alecrim, Natal – RN, 59040-270. Qualquer dúvida, os interessados pode entrar em contato com o Instituto por meio do telefone: (84) 3201-6839.
Durante os dois dias de atendimento itinerante, serão oferecidos os seguintes serviços eleitorais:
- alistamento eleitoral;
- revisão de dados;
- transferência de domicílio;
- emissão de segunda via do título;
- registro de autodeclaração étnico-racial.
Além disso, será disponibilizada uma urna eletrônica para treinamentocom o apoio da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), com o objetivo de garantir maior autonomia e acessibilidade no exercício do voto. Por meio da Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças (SAOF), haverá a disponibilização de eletricista para suporte técnico, caso seja necessário.
O Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Ricardo Procópio Bandeira de Melo, destacou a relevância da ação, ressaltando que a iniciativa está em sintonia com a missão da Justiça Eleitoral de assegurar a plena participação democrática, com atenção especial às políticas de inclusão.






